segunda-feira, 14 de julho de 2008

(Thiago Valentim - seminarista da Diocese de Quixadá-CE, na celebração de conclusão do II Formise, faz a leitura da carta que será enviada aos bispos da formação onde os seminaristas participantes do II Formises rogam ao episcopado brasileiro que elaborem diretrizes para uma melhor orientação das vocações Fidei Donum)
COMIRE
Conselho Missionário Regional (NE-1, NE-4)

COMISE
CONSELHO MISSIONÁRIO DO SEMINÁRIO


II FORMISE
Fortaleza-CE, 07 a 11 de julho de 2008


CARTA AOS BISPOS DOS PARTICIPANTES DO II FORMISE (Formação Missionária para os Seminaristas do Nordeste)

Aos Senhores Bispos

Nós, 34 seminaristas de 15 dioceses de todos os Regionais do Nordeste, estivemos reunidos em Fortaleza – CE, de 07 a 11 de Julho, no II FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste, organizado pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário), no Seminário Arquidiocesano de Teologia São José. Este encontro foi motivado pelo seguinte objetivo: À luz do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida, gestar um ambiente de formação e qualificação dos seminaristas, futuros presbíteros para, no exercício da missão, sob o impulso do Espírito Santo, anunciar, pelo testemunho e ação, Cristo Caminho, Verdade e Vida para que todos os povos tenham vida e a tenham em abundância.
Neste II FORMISE, contamos com a assessoria de Dom Pedro Brito Guimarães (Bispo de São Raimundo Nonato – PI e integrante da Comissão Intereclesial para as Missões); Pe. Sávio Corinaldesi, secretário das Pontifícias União Missionárias); Pe. Francisco Francilêudo, (ecônomo e coordenador de Pastoral do Seminário Arquidiocesano São José); Pe. Luis Sartorel, Missionário Fidei Donum italiano, atualmente trabalhando na Arquidiocese de Fortaleza-CE e secretário dos missionários Fidei Donum atuantes no Brasil. Pe. Luís apresentou-nos o trabalho e a organização destes missionários em terras brasileiras. Conscientes da necessidade de fomentar vocações missionárias Fidei Donum nas dioceses e, principalmente, nos seminários, viemos, por meio desta, solicitar aos Bispos do Brasil a elaboração de Diretrizes para a preparação, o envio e o trabalho dos missionários Fidei Donum no Brasil e além-fronteiras. Cremos que estas orientações ajudarão na tarefa de promoção missionária entre os seminaristas e sacerdotes de nossas dioceses.
Certos da atenção do episcopado brasileiro a esta solicitação, reiteramos nossa estima e desejo de, juntos, no espírito de Aparecida, tornar nossa Igreja no Brasil cada vez mais missionária e comprometida com a missão universal.



Seminaristas participantes do II Formise
Fortaleza, 11 de julho de 2008

Nenhum comentário: