Novidades:É possível baixar o Vídeo oficial do CAM 3 - Comla 8 com 128 MB para divulgação nas comunidades e paróquias Confira: http://www.revistamissoes.org.br/cam3/downloads/Hino.zip
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Ir. Rosália no II Formise
(foto tirada no momento do almoço. Ir Rosália está ao lado do Pe. Sávio Corinaldesi e ambos conversavam sobre alternativas de se reforçar cada vez mais a iniciativas missionária dos seminaristas do COMISE).
A secretária executiva da CNBB-NE1, Ir. Rosália (Josefina), desde o início, deu apoio integral à estruturação e organização do II Formise. Ir. Rosália, apesar da agenda lotada de visitas às comunidades e encontros das diversas pastorais da Arquidiocese de Fortaleza, encontrou um tempo favorável à sua presença, juntamente com o bispo auxiliar - Dom José Luís Ferreira de Salles-, para se fazer presente e expressar todo o seu apoio à iniciativa dos seminaristas que ora, no espírito de Aparecida, abraçam a dimensão missionária da Igreja. Ir. Rosália colocou o setor de comunicações da CNBB-NE1 à disposição do Comise. "É uma maneira de contribuir, efetivamente, com a estruturação do Comise em nosso Regional, disse Ir. Rosália.
Os seminaristas participantes do II Formise expressaram imensa gratidão à CNBB-NE1 e esperam em tempo oportuno retribui com s dedicação necessária aos bom andamento dos trabalhos missionários da Igreja em todo o Nordeste do Brasil e onde for preciso.
Obrigado Ir. Rosália,
COMISE-NE1!!!
quarta-feira, 23 de julho de 2008
II Formise e Missionários Fidei Donum
(Na foto, seminaristas do II Formise, com Pe. Luis Sartorel (ao centro), Pe. André Negreiros (a direita) e Pe. Sávio Corinaldesi (sentado à direita), posam após explanação dos missionários fidei donum).
Carta aos bispos (Diretrizes Fidei Donum)
Aos Senhores BisposNós, 34 seminaristas de 15 dioceses de todos os Regionais do Nordeste, estivemos reunidos em Fortaleza – CE, de 07 a 11 de Julho, no II FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste, organizado pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário), no Seminário Arquidiocesano de Teologia São José. Este encontro foi motivado pelo seguinte objetivo: À luz do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida, gestar um ambiente de formação e qualificação dos seminaristas, futuros presbíteros para, no exercício da missão, sob o impulso do Espírito Santo, anunciar, pelo testemunho e ação, Cristo Caminho, Verdade e Vida para que todos os povos tenham vida e a tenham em abundância.Neste II FORMISE, contamos com a assessoria de Dom Pedro Brito Guimarães (Bispo de São Raimundo Nonato – PI e integrante da Comissão Intereclesial para as Missões); Pe. Sávio Corinaldesi, secretário das Pontifícias União Missionárias); Pe. Francisco Francilêudo, (ecônomo e coordenador de Pastoral do Seminário Arquidiocesano São José); Pe. Luis Sartorel, Missionário Fidei Donum italiano, atualmente trabalhando na Arquidiocese de Fortaleza-CE e secretário dos missionários Fidei Donum atuantes no Brasil. Pe. Luís apresentou-nos o trabalho e a organização destes missionários em terras brasileiras. Conscientes da necessidade de fomentar vocações missionárias Fidei Donum nas dioceses e, principalmente, nos seminários, viemos, por meio desta, solicitar aos Bispos do Brasil a elaboração de Diretrizes para a preparação, o envio e o trabalho dos missionários Fidei Donum no Brasil e além-fronteiras. Cremos que estas orientações ajudarão na tarefa de promoção missionária entre os seminaristas e sacerdotes de nossas dioceses.
Certos da atenção do episcopado brasileiro a esta solicitação, reiteramos nossa estima e desejo de, juntos, no espírito de Aparecida, tornar nossa Igreja no Brasil cada vez mais missionária e comprometida com a missão universal.
Seminaristas participantes do II Formise - Fortaleza, 11 /07/08
terça-feira, 15 de julho de 2008
Dom José Luis Ferreira de Sales e Missa de envio do II FORMISE
(foto tirada no presbitério da capela do Seminário Arquidiocesano São José - Teologia. Marca a missa de envio ou conclusão dos trabalhos do Ii Formise. Alguns companheiros já tinham retornado aàs suas dioceses. Ao centro, Dom José Luís Ferreira de Sales, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza e responsável pela dimensão missionário no regional NE1; À direita, Padres André Negreiros (coordenador do COMIRE do Regional NE4 e coordenador dos encontros Formises do Nordeste) e Pe. Marcos Mendes (coordenador do curso de Teologia do Instituto Teológico Pastoral do Ceará). Em volta, seminaristas de todos o regionais do Nordeste brasileiro).
A missa de envio do II formise foi presidida por Dom José Luís Ferreira de Sales (bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza). Além de se fazer presente na presidência da celebração de coroamento dos trabalhos do II Formise, Dom José Luís, desde o primeiro momento de elaboração da programação do encontro, se colocou à disposição para ajudar no que estivesse ao seu alcance. Por exemplo, o assessor Dom Pedro de Brito (bispo de São Raimundo Nonato-PI) foi convidado através de Dom José Luís. Também, várias contribuições materiais e de divulgação do evento, foram conseguidas atavés de sua pessoa e dedicação pastoral. Durante toda a semana do evento, Dom José Luis se fez presente em alguns momentos e se colocou sempre disposto a colaborar no que fosse preciso. Por tamanha dedicação e confiança na caminhada desse novo grupo que surge por impulso do Espírito Santo e orientações da Conferência de Aparecida, somos (membros do Comise) imensamente gratos à pessoa de Dom José Luís e, da mesma forma, esperamos contribuir na hora em que formos convocados para os trabalhos missionários na Arquidiocese de Fortaleza, no Regional, no Nordeste e em todo o Mundo.
Muito obrigado, Dom José Luís!!!
Comises de todo o Nordeste.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
(foto tirada no calçadão da Beira-Mar onde as pessoa de Fortaleza se encontram para caminhar, praticar cooper, apresentar aspectos da cultura local (capoeira, artesanato, shows humorísticos etc).
Voltando de Fortaleza, após19 horas de viagem, já chegando em Feira de Santana-Ba, me surpreendi com a folha de contatos dos participantes do II FORMISE. E, passando nome por nome fiquei a relembrar, saudoso, os companheiros e tudo que vivemos na “terra do luz”. Estas impressões desejo, agora, partilhar com todos...
O primeiro impacto foi com a cidade enquanto tal. Encantou-me a sua vivacidade: dias agitados e noites iluminadas por sua intensa vibração cultural (simultaneamente regional e moderna). E o que não dizer da simpatia do povo de Fortaleza, sempre solícito a dar informações. Impressionou-me, também, a temperatura que em julho estava a marcar os termômetros na bela capital cearense, sentir-me no janeiro soteropolitano (!).
Tão calorosa quanto a cidade é a Arquidiocese abençoada por São José. Uma Igreja pujante... Animada naturalmente por seu povo muito devoto e também pela diversidade de expressões eclesiais ali presentes: paróquias, congregações religiosas (das contemplativas às mais ‘engajadas’), novas comunidades, missionários.... Penso, aliás, que esta característica (a pluralidade) deve ser apreciada seriamente por todos os que hoje desejam contribuir na pastoral da Igreja. Percebi que a Arquidiocese de Fortaleza busca viver verdadeiramente as três notas da Igreja: una, católica e apostólica.
E foi a apostolicidade na sua expressão mais radical (“ad Gentes”) que esteve no centro da temática discutida no nosso encontro. Ficou muito claro, para todos nós, participantes do Formise, que é chegada a hora de o Brasil, que sempre recebeu muitos missionários em seu território, empenhar-se mais intensamente na cooperação material, espiritual e pessoal (no envio de missionários) para com as missões além fronteiras; afinal são 70% da população mundial que ainda não conhece a Jesus Cristo e sua boa notícia. “Devemos dar de nossa pobreza...”.
De nossa pobreza e por que não dizer de nossa grande riqueza. A região nordeste é uma das mais ricas em sua religiosidade e cultura. O povo nordestino é um povo aberto, ousado e vigoroso na vivência dos valores evangélicos. Toda esta riqueza, por si só, nos potencializa para a missão.
E todo este patrimônio estava ali manifesto nos participantes vindos de quase todos os estados do nordeste com sua história, seu jeito de ser, de se expressar, de amar e servir a Cristo e a Igreja... A convivência no II FORMISE foi uma formação das mais enriquecedoras.
Por fim, entre tantos assessores qualificados que nos ajudaram nas reflexões (como dom José Antônio, dom Pedro Brito, Pe Luiz Bartoreu, dom José Luiz, entre outros leigos e padres), gostaria de destacar duas presenças muito especiais: Pe. Sávio (POM) e Pe. André (COMIRE NE 4). Este com sua juventude, seriedade e consciência missionária nos diz, com e sem palavras, que sim, que é possível nós, jovens, irmos além! Aquele com toda a sua sabedoria e firmeza (acumuladas em seus 72 anos de vida) transborda amor pela missão, um verdadeiro testemunho vivo! A ambos o nosso muito obrigado! Parabéns, também, à coordenação, na pessoa de Roberto Mesquita, pelo empenho. E a todos a nossa gratidão pelo convívio, alegria e amizade.
Impressões do Baiano
Voltando de Fortaleza, após19 horas de viagem, já chegando em Feira de Santana-Ba, me surpreendi com a folha de contatos dos participantes do II FORMISE. E, passando nome por nome fiquei a relembrar, saudoso, os companheiros e tudo que vivemos na “terra do luz”. Estas impressões desejo, agora, partilhar com todos...
O primeiro impacto foi com a cidade enquanto tal. Encantou-me a sua vivacidade: dias agitados e noites iluminadas por sua intensa vibração cultural (simultaneamente regional e moderna). E o que não dizer da simpatia do povo de Fortaleza, sempre solícito a dar informações. Impressionou-me, também, a temperatura que em julho estava a marcar os termômetros na bela capital cearense, sentir-me no janeiro soteropolitano (!).
Tão calorosa quanto a cidade é a Arquidiocese abençoada por São José. Uma Igreja pujante... Animada naturalmente por seu povo muito devoto e também pela diversidade de expressões eclesiais ali presentes: paróquias, congregações religiosas (das contemplativas às mais ‘engajadas’), novas comunidades, missionários.... Penso, aliás, que esta característica (a pluralidade) deve ser apreciada seriamente por todos os que hoje desejam contribuir na pastoral da Igreja. Percebi que a Arquidiocese de Fortaleza busca viver verdadeiramente as três notas da Igreja: una, católica e apostólica.
E foi a apostolicidade na sua expressão mais radical (“ad Gentes”) que esteve no centro da temática discutida no nosso encontro. Ficou muito claro, para todos nós, participantes do Formise, que é chegada a hora de o Brasil, que sempre recebeu muitos missionários em seu território, empenhar-se mais intensamente na cooperação material, espiritual e pessoal (no envio de missionários) para com as missões além fronteiras; afinal são 70% da população mundial que ainda não conhece a Jesus Cristo e sua boa notícia. “Devemos dar de nossa pobreza...”.
De nossa pobreza e por que não dizer de nossa grande riqueza. A região nordeste é uma das mais ricas em sua religiosidade e cultura. O povo nordestino é um povo aberto, ousado e vigoroso na vivência dos valores evangélicos. Toda esta riqueza, por si só, nos potencializa para a missão.
E todo este patrimônio estava ali manifesto nos participantes vindos de quase todos os estados do nordeste com sua história, seu jeito de ser, de se expressar, de amar e servir a Cristo e a Igreja... A convivência no II FORMISE foi uma formação das mais enriquecedoras.
Por fim, entre tantos assessores qualificados que nos ajudaram nas reflexões (como dom José Antônio, dom Pedro Brito, Pe Luiz Bartoreu, dom José Luiz, entre outros leigos e padres), gostaria de destacar duas presenças muito especiais: Pe. Sávio (POM) e Pe. André (COMIRE NE 4). Este com sua juventude, seriedade e consciência missionária nos diz, com e sem palavras, que sim, que é possível nós, jovens, irmos além! Aquele com toda a sua sabedoria e firmeza (acumuladas em seus 72 anos de vida) transborda amor pela missão, um verdadeiro testemunho vivo! A ambos o nosso muito obrigado! Parabéns, também, à coordenação, na pessoa de Roberto Mesquita, pelo empenho. E a todos a nossa gratidão pelo convívio, alegria e amizade.
Marildo Ferreira
(Feira de Santana - BA)
City-tour no II formise
O II Formise, seguindo as orientações de Teresina, incluiu em sua programação o city-tour cultural. Achamos por bem percorrer o seguinte trajeto: saindo do Seminário Arquidiocesano, seguimos em direção a paróquia de Fátima. Lá visitamos o Santuário de Fátima que é um dos mais visitados de Fortaleza. Tivemos um momento de conversa com O Pe. Ivan, pároco local e grande colaborador na estruturação do encontro. O Pe. Ivan em suas colocações foi muito enfático sobre a importância das vocações se colocarem a disposição das missões ad gentes. Logo após nos dirigimos a catedral metropolitana de Fortaleza. Foi uma visita rápida porque às 17:ooh havíamos programado uma celebração na Paróquia da Paz. Dom Pedro de Brito foi quem presidiu este momento assessorado pelos padres André Negreiros e Sávio Corinaldesi. Estava presente, ainda, Frei Ivan, colaborador local. O Monsenhor Virgínio (vigário Geral da Arquidiocese), infelizmente, não se fez presente porque tinha sido chamado as pressas para um encontro com o Arcebispo. O Monsenhor foi, generosamente, um grande colaborador na estruturação do II Formise. Após a celebração, membros da pastoral vocacional ofereceram um farto lanche aos formisianos para que pudéssemos seguir tranquilamente em nosso percursso. Da Paróquia da Paz, nos dirigimos a Avenida Beira-Mar, onde pudemos visualizar a feirinha de artes, os artistas de rua, e conhecer um pouco da noite cultural de Fortaleza. De lá, prosseguimos para o Centro Cultural Dragão do Mar, onde conhecemos, ainda mais o complexo da cultura cearense. Infelizmente o tempo corrido não foi propício para que pudessemos participar de algum evento local como teatro, quadrilha, amostras de audio-visual etc. Esperamos que nos encontro futuros, possamos incluir ainda mais destes aspectos na programção dos próximos Formises.
Que o bom Deus nos abençoe sempre em nossa caminhada missionária!!!
Os participantes do II Formise
(Membros do II Formise aos pés da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia da Fatima em Fortaleza-CE)
Neste segundo Formise, realizado no Seminário Arquidiocesano São José-Teologia, em Fortaleza-CE, participaram 34 seminaristas de várias dioceses do Nordeste. Praticamente estavam representantes de todos os Estados Nordestinos. As únicas excessões foram Alagoas e Sergipe. O encontro foi bem assessorado e contou (entre os assessores) com a aprticipação sempre dinâmica do Pe. Sávio Corinaldesi (POM), do bispo Dom Pedro de Brito (São Raimundo Nonato-PI), Pe. Luis Sartorel (Missionário Fidei Donum), Pe. Francisco Francilêudo (Ecônomo e coordenador de pastoral do Seminário Arquidiocesano São José-Teologia). Dentre os participantes pudemos contar com a disponibilidade dos seminaristas das dioceses de Pinheiro, Coroatá e Bacabal (Regional Ne5-MA); Arquidiocese de Teresina, Picos, Bom Jesus Gurguéia e Campo Maior (Regional NE4-PI), Arquidiocese de Fortaleza, Quixadá, Tianguá, Crateús, Crato e Itapipoca (Regional NE1-CE); Arquidiocese de Natal (RegionalNE2-RN); Diocese de Campina Grande (Regional NE2-PB); Dioceses de Petrolina e Nazaré (Regional NE2-PE); Diocese de Feira de Santana - Regional NE3-BA). Contamos ainda com a presença do Pe. André Negreiros, coordenador do Comire- NE4, na coordenação do II Formise. A missa de abertura, como estava programada, foi presidida pelo Sr. Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques e a missa de conclusão dos trabalhos foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza Dom José Luís Ferreira de Sales. Na programação do city-tour incluímos uma celebração eucarística com os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Paz que, em retribuição ofertaram aos participantes do II Formise alguns brindes (kits de banho) e um farto lanche para bem prosseguirmos a viagem. Ainda na programação do encontro incluímos uma celebração com as Irmãs Carmelitas, tendo em vista que santa Teresinha é a grande padroeira das missões. Nos jardins do seminário, aconteceu um permanente acampamento onde sempre nos reuníamos para conversar sobre as temáticas expostas, nossos sonho de atuar como verdadeiros missionários na Igreja e para fortalecer os laços de amizade. Em suma, o encontro, conforme avaliação e expressão de satisfação no rosto dos participantes transcorreu em clima de tranquilidade, efetivando os tópicos propostos, talvez, até, por ação da providência e empenho dos organizadores, superando as expectativas. O próximo ficou acordado para São Luis do Maranhão em julho de 2009. O Comise-NE1 já se colocou a disposição para ajudar com recursos humanos e materiais. Queremos por em prática, já no presente momento, o tão falado desejo de partilhar os recursos com a missão.
Que o bom Deus continue a nos abençoar nessa jornada missionária infundindo em nós seu Espírito de amor e alegria para que plenos e satisfeitos possamos levar o anúncio da Boa-nova e o sorriso que provém de Deus a muitos povos em todo o mundo.
Viva a missão além-fronteiras!!!
(Thiago Valentim - seminarista da Diocese de Quixadá-CE, na celebração de conclusão do II Formise, faz a leitura da carta que será enviada aos bispos da formação onde os seminaristas participantes do II Formises rogam ao episcopado brasileiro que elaborem diretrizes para uma melhor orientação das vocações Fidei Donum)
COMIRE
Conselho Missionário Regional (NE-1, NE-4)
COMISE
CONSELHO MISSIONÁRIO DO SEMINÁRIO
II FORMISE
Fortaleza-CE, 07 a 11 de julho de 2008
CARTA AOS BISPOS DOS PARTICIPANTES DO II FORMISE (Formação Missionária para os Seminaristas do Nordeste)
Aos Senhores Bispos
Nós, 34 seminaristas de 15 dioceses de todos os Regionais do Nordeste, estivemos reunidos em Fortaleza – CE, de 07 a 11 de Julho, no II FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste, organizado pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário), no Seminário Arquidiocesano de Teologia São José. Este encontro foi motivado pelo seguinte objetivo: À luz do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida, gestar um ambiente de formação e qualificação dos seminaristas, futuros presbíteros para, no exercício da missão, sob o impulso do Espírito Santo, anunciar, pelo testemunho e ação, Cristo Caminho, Verdade e Vida para que todos os povos tenham vida e a tenham em abundância.
Neste II FORMISE, contamos com a assessoria de Dom Pedro Brito Guimarães (Bispo de São Raimundo Nonato – PI e integrante da Comissão Intereclesial para as Missões); Pe. Sávio Corinaldesi, secretário das Pontifícias União Missionárias); Pe. Francisco Francilêudo, (ecônomo e coordenador de Pastoral do Seminário Arquidiocesano São José); Pe. Luis Sartorel, Missionário Fidei Donum italiano, atualmente trabalhando na Arquidiocese de Fortaleza-CE e secretário dos missionários Fidei Donum atuantes no Brasil. Pe. Luís apresentou-nos o trabalho e a organização destes missionários em terras brasileiras. Conscientes da necessidade de fomentar vocações missionárias Fidei Donum nas dioceses e, principalmente, nos seminários, viemos, por meio desta, solicitar aos Bispos do Brasil a elaboração de Diretrizes para a preparação, o envio e o trabalho dos missionários Fidei Donum no Brasil e além-fronteiras. Cremos que estas orientações ajudarão na tarefa de promoção missionária entre os seminaristas e sacerdotes de nossas dioceses.
Certos da atenção do episcopado brasileiro a esta solicitação, reiteramos nossa estima e desejo de, juntos, no espírito de Aparecida, tornar nossa Igreja no Brasil cada vez mais missionária e comprometida com a missão universal.
Seminaristas participantes do II Formise
Fortaleza, 11 de julho de 2008
Conselho Missionário Regional (NE-1, NE-4)
COMISE
CONSELHO MISSIONÁRIO DO SEMINÁRIO
II FORMISE
Fortaleza-CE, 07 a 11 de julho de 2008
CARTA AOS BISPOS DOS PARTICIPANTES DO II FORMISE (Formação Missionária para os Seminaristas do Nordeste)
Aos Senhores Bispos
Nós, 34 seminaristas de 15 dioceses de todos os Regionais do Nordeste, estivemos reunidos em Fortaleza – CE, de 07 a 11 de Julho, no II FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste, organizado pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário), no Seminário Arquidiocesano de Teologia São José. Este encontro foi motivado pelo seguinte objetivo: À luz do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida, gestar um ambiente de formação e qualificação dos seminaristas, futuros presbíteros para, no exercício da missão, sob o impulso do Espírito Santo, anunciar, pelo testemunho e ação, Cristo Caminho, Verdade e Vida para que todos os povos tenham vida e a tenham em abundância.
Neste II FORMISE, contamos com a assessoria de Dom Pedro Brito Guimarães (Bispo de São Raimundo Nonato – PI e integrante da Comissão Intereclesial para as Missões); Pe. Sávio Corinaldesi, secretário das Pontifícias União Missionárias); Pe. Francisco Francilêudo, (ecônomo e coordenador de Pastoral do Seminário Arquidiocesano São José); Pe. Luis Sartorel, Missionário Fidei Donum italiano, atualmente trabalhando na Arquidiocese de Fortaleza-CE e secretário dos missionários Fidei Donum atuantes no Brasil. Pe. Luís apresentou-nos o trabalho e a organização destes missionários em terras brasileiras. Conscientes da necessidade de fomentar vocações missionárias Fidei Donum nas dioceses e, principalmente, nos seminários, viemos, por meio desta, solicitar aos Bispos do Brasil a elaboração de Diretrizes para a preparação, o envio e o trabalho dos missionários Fidei Donum no Brasil e além-fronteiras. Cremos que estas orientações ajudarão na tarefa de promoção missionária entre os seminaristas e sacerdotes de nossas dioceses.
Certos da atenção do episcopado brasileiro a esta solicitação, reiteramos nossa estima e desejo de, juntos, no espírito de Aparecida, tornar nossa Igreja no Brasil cada vez mais missionária e comprometida com a missão universal.
Seminaristas participantes do II Formise
Fortaleza, 11 de julho de 2008
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e II Formise
A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará doou para o II Formise a quantidade de 150 camisas para ajudar na estruturação do encontro.
Prezado Sr. Francisco, Em resposta a sua solitação, informamos que a SETUR patrocinará a entrega de 150 camisas. O material deve ser recebido no prédio da SETUR (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora - Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba - Edifício da Seplag - Térreo - CEP: 60.830-120 -Fortaleza-Ceará). Ao chegar na SETUR, favor se dirigir à recepção e solicitar a presença do sr. ROMMEL SALES (fone: 3101.4662), o qual fará a entrega do material. Antecipadamente, a SETUR deseja sucessos no II encontro de Seminaristas do Nordeste. Atenciosamente, Ouvidoria da Secretaria do Turismo. Atenciosamente, Governo do Estado do Ceará.
Somos gratos a Secretaria de Turismo pela oferta generosa e desejamos sucesso na promoção e divulgação da cultura de nosso Estado.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Feira de Santana estará no II Formise
MARILDO FERREIRA DA SILVA
"Gostaria de confirmar presença no evento, sou, Marildo
Ferreira, seminarista da Arquidiocese de Feira de Santana-BA."
Como devo proceder ao chegar na segunda-feira?
Aproveitando a pergunta do companheiro Marildo, explicitaremos de forma geral as diversas possibilidades de se chegar ao Seminário Arquidiocesano São José - Teologia.
Vindo de ônibus, as possibilidades são as seguintes: 1=> desembarcando no Terminal Rodoviário de Fortaleza, você irá se dirigir a Av. 13 de Maio, em frente a Igreja de Fátima, e pegar o ônibus José Valter BR 116. Peça para descer em frente ao Seminário na Av. Alberto Craveiro, 2300;
2=>(Um pouco mais distante e anda mais a pé) Você pode dirigir-se a base aérea na Av. Borges de Melo (essa avenida fica ao lado do terminal) e, em frente a Paróquia de Nossa Senhora de Loreto (na base aérea) pegar os seguintes ônibus: Castelão, Passaré Sumaré, José Walter Br 116 e, em todos os casos, pedir para descer em frente ao seminário de teologia na Av. Alberto Craveiro, 2300.
3=> Para quem vem do RN, PB, PE, AL, BA, SE você pode pedir ao motorista para descer na passarela da Aerolândia, depois do viaduto do aeroporto, e pegar os ônibus acima citados, no sentido contrário ao que você vinha ou seja, atravessa a pista e pega os ônibus voltando do Centro da cidade.
4=> Para quem vem do MA, PI, você pode pedir ao motorista para descer no viaduto do terminal do AntÔnio Bezerra (primeiro viaduto depois da Rodoviária dos pobres). Dirige-se ao Terminal do Antônio Bezerra (é logo do outro lado da pista), embarca no terminal (a tarifa é de R$ 1,60), pega o ônibus ou Parajana 1, ou Terminal Antônio Bezerra - Parangaba, desce no Terminal da Parangaba e pega o ônibus Dias Macêdo (no Terminal da Parangaba). Pede ao motorista para descer no Seminário, na Av. Alberto craveiro 2300, a parada em bem em frente ao seminário. De terminal para terminal a tarifa é única, só paga R$ 1,60).
5=> Para quem vem de avião, ao desembarcar no aeroporto, ligue para o seminário (85) 3295-1274 e providenciaremos transporte. O motivo, nesse caso, é porque não há ônibu no Aeroporto que faça linha próxima ao seminário. (Apesar do Aeroporto está a uns 00:20min de carro).
Irmãos temos, dentro de nossas possibilidades, procurado fazer o melhor para bem acolhê-los. Desculpem-nos se houver algum transtorno.
No mais sejam bem-vindos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)