sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Passeio em Teresina


Um dos pontos altos do 1º formise foi o passeio que o Comire do Piauí preparou pela capital. Conhecemos diversos pontos, da cidade. Desde os prédios (Igrejas) históricos, bem como os novos parques de lazer. Isso possibilitou uma visão mais completa do potencial turísitco, arquitetônico e cultural daqueele povo, bem como percebermos as disparidades sociais existentes entre os diversos bairros da cidade.

A coordenação do comise de Fortaleza, já está se articulando para que o mesmo evento também ocorra naquela cidade. Isso possibilitará uma interação maior entre os seminaristas das diversas cidades do Nordeste e a cultura do povo cearense.

POM (Pontifícias Obras Missionárias) e Formise


Missionários das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Guido e Pe. Sávio, se encarregaram de repassar os conteúdos da formação (Antropologia da Missão e Teologia da Missão) para os seminaristas participantes do encontro. Pe. Sávio, trabalhou inicialmente com os dados de participação da Igreja do Brasil na missão ad gentes. Segundo sua colocação temos colaborado muito pouco com essa dimensão da Igreja. Depois, Pe. Guido, canadense, já esteve em diversas áreas de missão no mundo, inclusive no Japão, falou da necessidade que temos de abri-se a inculturação antes de pretendermos anunciar a boa-nova sem incorrermos no risco de proselitismo.

Os formisianos ficaram muito satisfeitos com a dinâmica apresentada pelos dois coordenadores e com a aprticipação efetiva dos dois em todo o encontro.

D. Celso (Arcebispo de Teresina).


D. Celso, Arcebispo de Teresina, presidiu a primeira celebração de abertura do 1º Formise do Nordeste. Suas palavras foram de acolhimento e esperança a partir da ação desses novos formandos na Igreja.

Sangue novo para novos tempos, Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho, foi com este sentimento, de portadores da boa-nova libertadora que, os seminaristas de vários regionais do Nordeste vieram para o primeiro Formise. Que o bom Deus nos seja favorável em nossas expectativas de missão.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

II Formise- Encontro de Formação Missionária para seminaristas do Nordeste


Se tudo correr conforme o esperado, o II Formise acontecerá entre os dias 06 e 13 de Julho no Seminário São José-Teologia em Fortaleza. O padre Francilêudo, ecônomo e responsável pela dimensão pastoral dos seminaristas, já se prontificou com o coordenador do COMISE para colaborar no que preciso for. Ao que parece o encontro promete. os companheiros de Teresina, sede do primeiro encontro, já se prontificaram a participar e a colaborar de forma ativa para que tudo saia da melhor forma possível. Desde já, de coração aberto, contamos com a participação dos companheiros seminaristas das mais variadas dioceses do Nordeste. Sejam todos bem-vindos a Fortaleza!!!